PRODUTO ADICIONADO NA SACOLA DE COMPRAS
Carrinho Vazio
Casa Acaé
RASTREAR ENCOMENDA

Uma vida mais sustentável é feita de conexões com a terra, com as pessoas e com as nossas origens. Acreditamos no acolhimento e na proteção como forma de cuidar do próximo e do meio ambiente. Um projeto sempre nasce de uma esperança, a nossa é a esperança de um mundo melhor. Um mundo onde exista mais “nós” e menos “eu”. 
Casa Acaé nasceu da vontade de resgatar nossas origens. Um resgate muito mais profundo do que as raízes das culturas açoriana e portuguesa que invadiram o litoral, ou das culturas européias que invadiram os vales e serras catarinenses. Queremos resgatar nossas origens  com os índios Carijós, os primeiros habitantes dessas terras, na qual temos muito orgulho de ter nascido. Queremos resgatar nosso contato com o solo, com o mar e tudo que eles nos oferecem. Resgatar a conexão e o respeito que os índios praticavam com o meio ambiente. Criando laços com o que consumimos e oferecemos, valorizando os produtores locais, artesãos, e as famílias que cultivam tradições e produções quase que esquecidas.  
Somos daquelas pessoas orgulhosas do próprio lar, daquelas que gostam de abrir as portas e receber todo mundo, de levar as pessoas pra lá e pra cá contando histórias sobre cada canto. Gostamos de cheiro de terra úmida, gostamos de vinho da serra, de queijo fresco e vento terral balançando os cabelos. Temos orgulho de nossa casa, Santa Catarina, temos um orgulho danado, daqueles doer, de nosso quintal, esse litoral que todas as manhãs nos faz ter mais vontade de cuidar e amar. Por isso chamamos nosso projeto de “casa”, pois é assim que queremos que você se sinta.
O nome Acaé, veio do tupi guarani, significa gralha, escolhida entre tantas aves para dar seu nome a nossa casa. A gralha é uma ave coletora de sementes, armazena, esconde, enterra, para que tenha alimento nos períodos mais escassos do ano. Algumas dessas sementes acabam esquecidas ou perdidas e assim, germinando, disseminando as espécies de nossa flora. A gralha é uma ave de presença muito forte na Mata Atlântica e nas bordas litorâneas. Vivem em comunidades de até 15 indivíduos, e é considerada uma ave de extrema inteligência, pois tem uma comunicação complexa, composta por até 14 termos vocais diferentes (gritos). Na cultura indígena  a gralha ganhou a coloração azul, pois ganhou a missão divina de ajudar na disseminação das plantas na natureza. Nos vemos também um pouco gralhas, queremos ajudar um pouquinho nessa tarefa, de espalhar as sementes da cultura e saberes e cultar do nosso planeta.